29 de dezembro de 2008

Pela positiva!


Por estes dias estou de ferias, infelizmente parece que o Mundo continua em actividade e neste fim de ano 2008 as perspectivas de futuro são sombrias.
Vamos todos acreditar que as coisas podem melhorar, e que o ser Humano ainda nos pode surpreender pela positiva!

23 de dezembro de 2008

Os incómodos da memória.

«Em 1987, propus que a esquerda se coligasse para conquistar à direita a Câmara Municipal de Lisboa e, na altura, o líder do PS, o Dr. Vítor Constâncio, e as pessoas que o rodeavam – entre as quais Manuel Alegre – achavam que isso era um crime de lesa majestade, porque não podia haver alianças com o PC, nem com os pequenos grupos de esquerda, que hoje formam o Bloco de esquerda.»



João Soares, entrevista à Focus, 23.12.08.

Coisinha boa!

Ibéria

Federação espanhola abre portas a candidatura conjunta com Portugal
Depois de ter organizado o Euro 2004, Portugal é um dos possíveis anfitriões do Mundial-2018, mas desta vez em conjunto com Espanha. Segundo a SIC Online, a federação do país vizinho anunciou a candidatura conjunta com o nosso país.

Concordo inteiramente com a candidatura Luso-Espanhola ao Mundial de Futebol de 2018, já sei que os tempos são de crise e que isto não está para festas e para se andar a gastar dinheiro com “futebois”, mas uma organização deste tipo que se for avante irá ser concretizada daqui a 9 anos vai trazer uma promoção e divulgação de Portugal enorme.
A experiência do Euro 2004 foi muito positiva, temos as condições e grande parte das infra-estruturas desportivas já estão construídas, não devemos temer nada, força!

Canal Benfica.


Gosto muito de ver o canal Benfica, ao ver os comentários e os programas fico muito contente por ser do Sporting!

Pobres meninos ricos!


Ecologia do Homem.

«O Papa Bento XVI indicou hoje que salvar a humanidade de comportamentos homossexuais ou transexuais é tão importante como salvar as florestas tropicais da destruição. “[A Igreja] deverá proteger o homem de se destruir a ele mesmo. É preciso uma espécie de ecologia do Homem”, disse o Sumo Pontífice num discurso perante a Cúria Romana, a administração central do Vaticano.» (aqui)

Pois é parece-me que os homossexuais são mesmo muito perigoso, podem mesmo colocar em risco a espécie humana, cuidado, tenham medo, muito medo!

22 de dezembro de 2008

O maior fiasco de sempre

"Já tiveram a maior manifestação de sempre e a maior greve de sempre. Agora, surpreendemente baixando a fasquia, os sindicatos dos professores propoem-se entregar o maior abaixo-assinado de sempre.
Assim de repente, ocorrem-me outros records. Por exemplo: Mário Nogueira é o professor há mais tempo sem dar aulas de sempre. E a contagem dos manifestantes e dos grevistas foi o maior logro informativo de sempre.
Finalmente, o movimento vai saldar-se pela maior derrota sindical de sempre. Para se consolarem, entrarão sem dúvida para o Guiness."

João Pinto e Castro-Jugular

MAD


Bem visto.


Funcionários de Mafra deixam de trabalhar à sexta-feira
Os 250 funcionários que trabalham no edifício sede da câmara de Mafra vão a partir de Janeiro deixar de trabalhar à sexta-feira e a ter horários mais alargados de segunda a quinta, informou a autarquia.
(...)«Uma medida inédita, baseada no princípio da concentração do trabalho, com vantagens para os munícipes, para os trabalhadores e também para o próprio município», sublinha a Câmara de Mafra(..).
É uma boa medida que temo possa ser mal interpretada por alguns Munícipes, acredito que com o tempo e após as pessoas se habituarem a esta nova organização a ideia será entendida.

19 de dezembro de 2008

É humor Camarada...


«Sindicato garante que adesão à greve do pessoal de manutenção da TAP é superior a cem por cento»

Papoilas saltitantes...


O Metalist, que ontem venceu na Luz, é unanimemente considerado uma das grandes esperanças do futebol ucraniano; depois, fruto de um sorteio demasiado injusto - para o qual, aliás, a sempre atenta e diligente Comissão Disciplinar da Liga deveria voltar a sua imparcial atenção - o Sport Lisboa foi forçado a defrontar gigantes como o Galatasaray, o Olimpiakos e o Berta de Berlim…Só empataram um jogo e tiveram 3 (três) derrotas, é certo - mas que empate glorioso que esse foi! Sofreram 9 golos e apenas marcaram 2 - mas que dois! Foram golos tais que o futebol português se ergueu no firmamento mundial até alturas nunca vistas! Que denodo, quanta glória, nesses dois golitos!!!

2008 EM FOTOGRAFIAS

18 de dezembro de 2008

Natal em Mafra


Ao mais alto nivel!


VOU ALI LAVAR DINHEIRO A PORTUGAL E JÁ VOLTO


Filha do Presidente de Angola compra quase 10 por cento do BPI

Tu podes!



Mais uma óptima campanha da Amnistia Internacional.

A essência é outra…


Tenho com o Natal uma relação de amor ódio, se por um lado esta época me trás recordações de infância recheadas de emoção, família e é claro os brinquedos, por outro lado agora que já sou crescido (ás vezes parece que tenho 6 anos, mas isso é outra historia) olho para o Natal como a altura do ano mais hipócrita, são os votos de boas festas, a invocação de paz e amor por quem andou o resto do ano a entalar as pessoas e o consumismo idiota de quem tem de comprar umas prendas para não ficar mal.

Agora temos a Popota, figura da Sonae e ainda o Pai Natal, mas afinal onde anda o Menino Jesus, deve ter ido ás compras, só pode, é que tudo isto tresanda a falso, e numa altura em que muita gente coloca em causa tanta coisa que tal repensar também o Natal. Se quisermos de facto valorizar esta época no espírito e na sua essência vamos ser solidários todo o ano, porque não tenhamos dúvidas nos tempos que por ai vão vir vamos de ter de ser acima de tudo solidários.

Para mim que não sou Católico, mas que como quase toda a gente em Portugal foi educado nesta cultura o Natal é acima de tudo Família e uma óptima oportunidade de passar um serão em união.
É neste espírito que estou, claro que comprei prendas, o meu filho não me iria perdoar se tal não acontecesse, mas acima de tudo quero que ele entenda que por detrás das prendas estão outras coisas, a essência é outra…

16 de dezembro de 2008

Algumas reflexões.

«Com as desigualdades sociais sempre a crescer, o aumento do desemprego que previsivelmente vai subir imenso, em 2009, a impunidade dos banqueiros delinquentes, o bloqueio na Justiça, e em especial, do Ministério Público e das polícias, estão a criar um clima de desconfiança - e de revolta - que não augura nada de bom. Oiçam-se as pessoas na rua, tome-se o pulso do que se passa nas universidades, nos bairros populares, nos transportes públicos, no pequeno comércio, nas fábricas e empresas que ameaçam falir, por toda a parte do País, e compreender-se-á que estamos perante um ingrediente que tem demasiadas componentes prestes a explodir.»
Mário Soares-DN

aqui tinha feito referência ao perigo de impulsão social que esta crise trás consigo, vamos viver dias difíceis, o descontentamento vai aumentar e os alvos desta ira não vão ser só os “Políticos”, é o próprio sistema económico e de organização social que vai ser posto em causa.

A classe Politica tem de estar atenta e actuar de forma eficaz, não bastam uma mão cheia de medidas que só vão servir para “tapar buracos” e que pouco ou nada se vão reflectir no dia-a-dia das pessoas, a impunidade e a forma como são tratados os “ladrões de gravata” do sistema financeiro envergonham e deixam qualquer Cidadão revoltado e angustiado pela forma como estes são tratados e como os Bancos que foram e são utilizados para lavar e tratar dinheiro são protegidos e comprados pelo Estado, ao mesmo tempo que o sector das PME’s vê de dia para dia o cerco a fechar-se e as ajudas como uma miragem só ao alcança de muito poucas empresas.

A revolta cresce dentro daqueles que sustentam com os seus impostos uma pesada máquina do Estado, que de cada vez que quer sacudir das suas costas uma série “direitos adquiridos”, vê as corporações apoiadas nos Sindicatos apelarem à revolta. É certo que não se podem fazer reformas sem que aqueles que por ela são afectados estarem em sintonia com o Governo, agora é ainda mais certo que se continuarmos desta forma muito dificilmente teremos um País sustentável para deixarmos aos nossos filhos.

Nestas alturas difíceis, onde mais que palavras temos de ter acção ser de Esquerda é agir, olhando para o Social, ajudando quem mais precisa, e chamar ao Estado a responsabilidade não só de proteger, mas também a de ser o impulsionador da Economia.
Não esperamos milagres, esperamos isso sim medidas concretas e pulso forte e firme, na convicção de que depois da tempestade virão dias melhores.

15 de dezembro de 2008

Do PSD por Pacheco Pereira

"É a nível partidário e nacional que existem problemas estruturais graves, nalguns aspectos mais graves no PSD, embora também existentes no PS onde são disfarçados pelo exercício do poder. A nível partidário, o PSD está a tornar-se uma organização local complementar das autarquias, com a mesma lógica do poder local e com diminuta projecção numa actividade cívica com significado nacional. A vida interna das secções e distritais, esmagadormente dominada por um sindicalismo da própria estrutura, que passa pela sua “representação” no partido, - daí muitas vezes a inflação artificial de militantes para garantir mais lugares de delgados e maior “força” da distrital junto da direcção do partido, ou da secção dentro da distrital, - de muita competição interna por lugares e jogos de influência de grupos, raras vezes se projecta de forma qualificada na vida do país. As estruturas fecham-se num universo cada vez mais dominado pela partilha dos bens escassos a que tem acesso, recebem com hostilidade qualquer iniciativa vinda de independentes ou simpatizantes, cujo “protagonismo” é logo atacado, porque parece uma ameaça aos que já lá estão ou à segunda leva que conta vir a lá estar. É raro existirem actividades políticas propriamente ditas que não passem pela ocupação dos cargos públicos – os comunicados contra o PS são dominados pela disputa pela ocupação de lugares na administração e nas empresas públicas ou municipais – e pela intriga interna. E pior ainda, existe muito tráfico de influências, muito lobiismo, e corrupção."
Pacheco Pereira-Abrupto

Esquerda alegre.

Antes de mais quero afirmar aqui a minha admiração por Manuel Alegre, sempre considerei este Camarada um homem de ideias e de ideais e tambem alguém que traz consigo um capital Politico importante para o Partido Socialista.
Não sou daqueles que o acusam de “trair o PS”, ao longo dos anos ele tem sido coerente com o que defende e tem sabido “tirar partido” de ser dirigente nacional e Deputado pelo PS, Alegre tem tido espaço para de dentro da estrutura partidária fazer ouvir a sua voz e não conheço nenhuma “caça ás Bruxas” que tenha sido feita aos seus apoiantes, pelo contrário, tem sido interessante e salutar a discussão que se tem gerado no interior do PS.
Manuel Alegre tem (se quiser) lugar no Partido Socialista, só sairá se quiser, ninguém o vai empurrar ou expulsar, e aqui concordo com Fernanda Câncio, o que servia perfeitamente à estratégia de Alegre era ser expulso do PS, tornar-se um mártir e desta forma encabeçar uma alternativa que em meu entender serviria mais os interesses de um PSD moribundo do que propriamente os da Esquerda.

Entendo que não vamos ter outro Partido de Esquerda, vamos ter isso sim um Militante do Partido Socialista a dar voz a uma certa Esquerda, o que afinal não deixa de ser um ponto de analise que ainda não vi ser explorada, e se isso se vier a constatar Sócrates nem terá tantos motivos para perder o sono com Manuel Alegre, a ver vamos!

P.S: Já agora gostava de ouvir qualquer coisa de positivo da boca de Alegre em relação ao Governo, ou será que o desempenhar do papel de “Pai da Esquerda” tem de ser levado até esse limite?

11 de dezembro de 2008

Memorial do Convento.


Passou ontem à noite na RTP1 um programa sobre a vida e obra de José Saramago passados que são 10 anos sobre o Nobel da literatura recebido por este Escritor Português.
Gostei do que vi, e acima de tudo a forte referência a Mafra e como o seu Convento marcou a obra de Saramago no seu romance “Memorial do Convento”, este destaque a Mafra é muito importante e já foi aqui por diversas vezes referido a forma como o turismo Concelhio não sabe capitalizar esta obra literária para Mafra.
São muitos aqueles que rumam a esta Vila tendo como referência o livro e serão muitos certamente que se sentem desiludidos por não encontrarem uma única chamada sobre a obra ou o seu autor, o autismo desta situação é confrangedor e deixa muita gente perplexa.
Temos um valor imenso que não está a ser aproveitado unicamente por capricho de quem muito certamente nunca leu a obra “Memorial do Convento” e que sempre viu em Saramago um “comuna” que “escreve mal”, podemos pintar o Convento, pôr-lhe luzes pelo Natal e embelezar a sua envolvente, mas nunca o termos aproveitado na plenitude se não soubermos que a sua beleza vai muito alem da sua arquitectura!

OS NOVOS LOGOTIPOS EM TEMPOS DE CRISE


Mais Logos aqui.

10 de dezembro de 2008

Atenção!

Wednesday, December 10, 2008
UPDATE 13:43 A friend on the phone: “I just walked down Mesogeion ave” (far from the centre) “and a small group of students, 12-13 year old, are attacking a riot police van. They are just armed with stones but they are totally going for it!”
On The Greek Riots

Mas afinal o que se está a passar na terra que “inventou” a Democracia?

Uma mistura perigosa de um Governo em descrédito, uma Democracia fragilizada, uma economia em recessão e uma geração revoltada deram nestes incidentes. Temos de saber levar a sério estes acontecimentos, eles não acontecem apenas porque um jovem de 16 anos foi morto pela Policia, eles acontecem porque neste momento grande parte dos Países Ocidentais são uma verdadeira panela de pressão preste a explodir.
O principal alvo da raiva dos manifestantes são os Bancos, porque no seu entender eles representam tudo o que levou à actual situação, temos de saber perceber o que está a acontecer e não apenas na Grécia.
Podemos estar a entrar numa complicada fase político-social na Europa.

A sombra do tempo.


9 de dezembro de 2008

Novela.




Isto esta mesmo a ficar engraçado, cada tiro cada melro, depois das Gaffes de Manuela Ferreira Leite foi a vez de Guilherme Silva vir com esta fantástica proposta.
Cada vez mais tudo isto se parece com uma novela daquelas Mexicanas.
Mas afinal o que se está a passar com o PSD, haverá por ai alguém que me possa explicar, é que assim é difícil!

Banqueiro!


Hoje, ao deitar a mão ao bolso para pagar a bica, senti as moedas, constatatei a minha habitual falta de liquidez e senti-me um verdadeiro Banqueiro.É uma sensação de poder de tal forma inebriante que mandei vir um rissol!

Mais um Socrático!


Presidente eleito norte-americano, Barack Obama, disse que o seu plano para criar, pelo menos, 2,5 milhões de novos empregos inclui o maior investimento em infra-estruturas desde os anos 50 do século passado e um grande esforço para reduzir o consumo de energia do Governo norte-americano.Os Estados Unidos vão ainda promover a expansão do acesso à Internet de alta velocidade e a modernização dos edifícios escolares por todo o país.

Trabalho!


Espectáculo degradante.


Trinta Deputados do PSD faltaram à sessão parlamentar, onde se estivessem presentes teria sido aprovado a suspensão da avaliação dos Professores.
Esta situação revela um PSD completamente fragmentado, se grande parte dos Deputados faltou de forma a boicotar a direcção do Partido estamos perante um esvaziar completo da autoridade da líder Manuela Ferreira Leite.
O descontrolo é evidente, a sabotagem está à vista de todos, o espectáculo é degradante, aonde vai parar o PSD?

5 de dezembro de 2008

Achmed O Terrorista Morto - Feliz Natal

A reter.

Parece que os professores que ontem se concentraram para a vigília à porta do ministério da Educação cantarolavam "um, dois, três, já cá estamos outra vez". O intuito irónico da cantilena não contou decerto com o ricochete. Sim, lá estão eles outra vez, pensa uma parte não negligenciável das gentes, saturada de protestos professorais (e agora também, nos últimos tempos, de alunos a clamar por coisas como "fim dos exames nacionais"- e chocolates grátis, já agora, não?).
Fernanda Câncio DN

Ler o resto aqui

Elações.


Maioria absoluta do PS outra vez mais perto
O PS parece não ter sido afectado nem pela crise na Educação nem pelas revisões em baixa dos principais indicadores económicos. Cresceu mais 0,7% nas intenções de voto e ficou a dois pontos da maioria absoluta. O PSD está mais distante do poder, enquanto à esquerda o BE ultrapassou o PCP.

(...)


José Sócrates - A ira dos professores parece não se dirigir ao primeiro-ministro. Com uma subida de 0,9%, o seu saldo global é agora de 23% positivos.


Manuela Ferreira Leite - As 'gaffes democráticas' custaram caro à líder social-democrata. A sua popularidade baixou 3,5% nos últimos 30 dias e fixou-se nuns gélidos -4,7%. É de longe o pior saldo entre os líderes partidários.


Francisco Louçã - O homem mais popular na oposição viu o seu capital de simpatia aumentar uma vez mais.


Paulo Portas - O regresso ao 'centro' tem valido um sensível reforço de popularidade do presidente do CDS/PP. Está apenas a duas décimas de Louçã.


Jerónimo de Sousa - O líder comunista não consegue capitalizar o descontentamento popular.



Começa a ser evidente que o Partido Socialista é para a maioria dos Portugueses o único Partido que está em condições de governar o País.

A contestação dos Professores não está a afectar a imagem do Governo, pelo contrário é o PCP que vê descer a sua percentagem de votantes sendo ultrapassado pelo Bloco de Esquerda, à Direita o PSD continua em queda manifestando desta maneira uma cada vez maior “descida aos infernos”, já o CDS sobe muito à custa da mudança de discurso de Paulo Portas mas também indo buscar votos ao debilitado PSD.

Este cenário não deixa de ser uma “chapelada” a quem tem nos últimos tempos profetizado a queda do Partido Socialista vergado sobre a força da luta dos Professores, com já tive a oportunidade de aqui referir começa a ser notório o distanciamento entre a classe docente e o resto da Sociedade que não consegue entender a sua luta.

Os tempos estão a mudar, as pessoas ou se quisermos os Eleitores já não vão em “cantigas”, preferem os factos concretos e gente que apresente soluções e não apenas contestação e falta de propostas.
Será que alguém vai tirar elações desta sondagem?

4 de dezembro de 2008

Humor.


Antes de começar a escrever este texto tive um ataque de riso, parece que João Rendeiro, o homem que enterrou o BPP, escreveu um livro onde nos diz como “venceu nos mercados” e aproveita, ainda, para ministrar 10 conselhos sobre a forma de investir no mercado com total segurança.
Isto só pode ser humor, e deve ser daquele Ingles, bem amarelo!

Afinal quem são as putas?


Avião do BPN usado para transportar prostitutas do Leste

Óscar Silva, o economista que Oliveira e Costa foi buscar à Credifin para fundar no Porto, em 1998, a BPN- Créditus, esteve em Inglaterra com alguns amigos a assistir a uma prova de automobilismo viajando no jacto privado do BPN. Para animar a viagem fez-se uma escala num país do Leste para recolher prostitutas.


Estes Gestores são um espectáculo, avião privado para ir a Inglaterra ver uma corrida de automóveis e pelo caminho uma paragem para ir buscar umas “meninas” para entreter a rapaziada!
São este tipo de Gestores que estavam à frente de um Banco, eram estes canalhas que geriam milhões e é com o nosso dinheiro que salvamos um Banco dirigido por incompetentes que usaram e abusaram dos milhões ao seu dispor.
Vergonhoso!

Greve.

Ontem foi dia de greve dos Professores, a adesão foi grande e o impacto foi o esperado, mas coloco a questão, não estará a classe docente a ficar cada vez mais isolada do resto da Sociedade?
É que se ouvirmos a opinião geral do resto da população ficamos com a ideia de que esta luta não está a ser bem entendida e aceite por todos.

2 de dezembro de 2008

Roubaram as Ovelhas de Natal !


"De 6 ovelhinhas que tínhamos instaladas na rotunda de entrada da Vila, LAMENTAVELMENTE só restam duas. É triste, vergonhoso, inqualificável, como alguém tem a falta de respeito pela calada da noite furtar um objecto decorativo".Assim com tristeza desabafa o presidente Casado da Junta de Freguesia da Ericeira.


"Quem roubou de forma cobarde e inqualificável, com tal atitude demonstra que não é com certeza da Ericeira, levou o objecto de roubo para o seu jardim da sua vivenda, localizada para fora da nossa zona. E acrescenta ainda no seu desabafo:
" Será que a Junta de Freguesia da Ericeira se encontrasse o ladrão em plena acção de furto e lhe tirasse uma Foto como prova do crime também seria castigada com termo de identidade e residência, e aguardar julgamento?????"



Eu sei que não se deve brincar com coisas serias, mas não resisto a achar nesta notícia um toque de humor neste Natal de crise.
Então roubaram as ovelhas de Natal na Ericeira, malta da Ericeira não foi, como diz o Jornal, aliás deve ter sido malta de Mafra, cá para mim se procurarem bem ainda vão encontrar os “bichos” no Jardim do Cerco, a pastar!!!!
P.S: Cá para mim foi o Pai Natal! :)

Assassinos!

A Manuela!

Momento tocante!


A Ministra da Educação resolveu partilhar com um jornalista do Público um momento tocante da sua vida como ministra:
“Uma carta que recebi de um menino que recebeu um computador para ter em casa, não sei já em que circunstância, e escreveu-me a dizer: ‘Quando for grande, vou inscrever-me no PS.’ É tocante.”

A superioridade moral da democracia.

"Realizou-se este fim-de-semana, em Lisboa, mais um congresso – o XVIII – do Partido Comunista Português, onde estiveram presentes 1 500 delegados. Discutiram. Elegeram os órgãos dirigentes. Definiram as políticas e as estratégias. A democracia é assim: a realização de congressos partidários é um acto político normal. Mesmo para os partidos que sonham e lutam por regimes em que os partidos políticos não têm existência e onde só se permite o congresso do partido que detém o poder. Esta é a superioridade moral da democracia."

Tomás Vasques